sexta-feira, 22 de junho de 2012

Andréia- EJA

Sabendo da importância da Rio +20, preparamos um informativo baseado na pesquisa de vários sites e distribuimos aos alunos, para que todos ficassem a par desse evento.

Informativo Wilmar

O que é a Rio+20?
Vinte anos atrás, representantes de mais de 170 países reuniram-se no Rio de Janeiro para discutir o futuro do planeta, numa conferência histórica que ficou conhecida como Rio-92. Dela nasceram vários acordos importantes; entre eles, a Convenção sobre Mudança do Clima, para tratar do problema do aquecimento global, e a Convenção da Diversidade Biológica, para promover a conservação da biodiversidade. A Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos.
Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Segundo Brice Lalonde, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos. "O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo", disse Brice.
(Entrevista: Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Entrevista por Maha Fayek)
A conferência Rio+20 é pautada pela resolução ONU GA 64/236 (disponível em http://bit.ly/rio20garesolution), de 24/12/2009, que definiu como seus objetivos:
1. assegurar um comprometimento político renovado para o Desenvolvimento Sustentável;
2. avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre Desenvolvimento Sustentável
3. abordar os desafios novos e emergentes.
Frente a estes objetivos, atores da sociedade civil estão se mobilizando para influenciar as conclusões da conferência oficial e a opinião pública, para que sejam considerados também seus próprios objetivos, causas e pontos de vista. As discussões no âmbito da ONU e dos governos se relacionam com questões fundamentais para a sociedade, como a justiça social, os direitos humanos, a criação e distribuição de riqueza e renda, o uso e governança dos bens comuns, o acesso à informação e à tecnologia e seu uso, a participação democrática e cidadã, entre outras.
Os dois temas em foco na Conferência serão:
(1) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza,
(2) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Quais são os resultados esperados?
Em seu processo oficial, a Rio+20 terá como principal produto um documento curto e focado, de caráter político. Ou seja, um texto de aproximadamente 20 páginas, cuja força está no compromisso assumido conjuntamente pelos países e na abrangência e coerência da ampla agenda colocada pelos objetivos e temas da conferência.
Espera-se que o documento reafirme os compromissos e princípios já acordados nas várias negociações empreendidas pela ONU relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável, e que apresente um roteiro para a transição rumo a um novo modelo econômico que leve a uma sociedade mais justa, próspera e sustentável, devidamente direcionado e controlado por um quadro institucional (instrumentos de governança) compatível com os compromissos e desafios assumidos.
Elaborado com base em um processo de consulta pública aberto pela ONU em 2011 e em negociações preliminares, o primeiro rascunho do documento foi apresentado e começou a ser negociado em janeiro de 2012. A partir dessa primeira versão, reuniões periódicas de negociação ocorreram para que integrantes do corpo diplomático dos países discutissem as alterações propostas sobre o texto. A primeira delas ocorreu em Nova York, de 19 a 23 de Março de 2012. A última rodada de negociação antes da decisão final na Rio+20 aconteceu durante a 3a reunião do Comitê Preparatório (PrepCom), do dia 13 a 15 de Junho, já no Rio de Janeiro.
O processo da conferência não desce aos detalhes técnicos de justificativa e implementação, e tampouco visa dar caráter legalmente vinculante ao documento produzido (ou seja, o documento não implicará o cumprimento obrigatório pelos países que o assinam). Porém, o texto a ser acordado pode trazer forte compromisso e claras recomendações relacionadas a protocolos e convenções já vigentes ou a serem desenvolvidos, quer pela ONU, quer pelos países signatários. Nesse sentido, pode-se dizer que a Rio+20 estabelecerá uma agenda para os próximos anos, a qual pautará fortemente as atividades relacionadas à sustentabilidade em todo o planeta.
Fonte:http://www.rio20.info/2012/noticias-2/o-que-e-a-rio20
http://topicos.estadao.com.br/rio-20
http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=conteudo/view&id=24&idmenu=29

terça-feira, 19 de junho de 2012

Andréia - EJA

Dia dos Namorados
Disciplina: Português
Série: I ,II,III,IV eV fases
Professoras: Fânia e Claudia
Programas utilizados: PowerPoint, Internet
Atividade: Slides com a música:" Fico assim sem você"
Objetivos: Trabalhar a interpretação oral e escrita
Desenvolvimento: Foram apresentados música, letra e imagens através de slides. Depois foi feito um debate sobre o que cada aluno acredita ser tão importante a ponto de não conseguir viver sem. Em sala cada professora deu uma atividade escrita pertinente ao nível de cada fase.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Andréia-EJA



Mantenha-se antenado!



Na edição do Jornal Hoje do dia 04/06/2012, teve uma reportagem muito interessante com o tema: "Cartilha de segurança mostra como se proteger das armadilhas na rede".



Segue abaixo o link da reportagem e da cartilha.

Vale a pena conferir!






Link da cartilha: http://cartilha.cert.br/

Andréia- EJA




Disciplina: Novas tecnologias da Informação


Série: VIII fase



Professora: Andréia


Programas utilizados: BrOffice Processador de texto, Internet


Atividade: Como melhorar a apresentação dos trabalhos pedidos pelos professores


Objetivos: Através de atividades práticas ensinar o aluno a colocar títulos, imagens, marcadores de numeração e fazer tabelas.


Desenvolvimento: Foi dada a cada aluno uma folha onde eles puderam visualizar as atividades pedidas depois com a ajuda do professor foram desenvolvendo cada uma das questões em dupla utilizando o BrOffice Processador de texto.

Andréia- EJA



Disciplina: História


Professora: Denise



Série: VII fase



Programas utilizados: Internet



Atividade: Expansão Marítima



Objetivo: Explicar a expansão marítima portuguesa com auxílio de vários tipos de mapas e imagens



Desenvolvimento: A professora utilizando a internet e com o auxílio do Data show, explicava o tema e mostrava variadas imagens de mapas e imagens da época.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Andréia EJA


Dia do Índio




No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio no Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.
Origem do Dia do Índio

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
 
O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio
 
 
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:




1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea", explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.

2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens
Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.


3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14
Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.


4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola
A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.

5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas
"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.

6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas
 Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml



Andréia-EJA

Disciplina: A/D - Tecnologias da Educação
Série: VIII fase
Professora: Andréia Batista
Programas utilizados: BrOffice processador de texto, Internet
Atividade: Leitura, interpretação e debate sobre o texto, digitação e pesquisa de figuras na Internet.
Objetivos: Levar o aluno a desenvolver, interpretação, oralidade, técnicas de digitação, formatação e copiar e colar figuras da Internet.
Desenvolvimento: Foi dada uma folha com o texto abaixo, o qual foi lido e discutido com os alunos. Depois em dupla eles digitaram o texto e fizeram com a ajuda do professor a atividade pedida.


Atividade


1- Leia o texto abaixo, reflita e discuta com seus colegas:

Saudações Carinhosas, amigos e amigas:
Se eu fosse um poeta, escreveria cada página de sua vida começando com um sorriso. Eu expressaria a todos que a vida é uma página em branco que Deus nos deu, a espera de palavras que vamos nela colocar.
A cada ano, mês, semana, dia, hora, minuto e até mesmo segundo é momento de recomeçar, então sorria, seja feliz agora e responda:

De que maneira você vem levando sua vida?
O que tem feito para ser mais feliz?
Como você vem se tratando?
Como você trata as pessoas que estão a sua volta?
Quais são suas perspectivas e sonhos?
Você tem tudo que merece?
 Como será sua vida daqui a dez anos?


Fonte: http://www.mensagensmotivacionais.com.br/page/2/

2- Agora digite o texto utilizando o processador de textos.
3- Formate o texto utilizando a fonte de sua preferência sendo o tamanho da fonte 14.
4- Coloque o texto em negrito e sublinhe a pergunta que mais tocou em você.
5- Por último procure uma figura na internet e ilustre a pergunta que mais lhe chamou atenção.