sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EJA- Qual a origem do Dia das Crianças?

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem! Dia Universal da Criança Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. Fonte:- http://www.belasmensagens.com.br/dia-das-criancas/origem-do-dia-das-criancas-4094.html#ixzz29mpsbwm7

Andréia- EJA

Disciplina: Ciências
Série: I a IV fase
Professora: Claudia Sedano
Programas Utilizados: BrOffice Impress
Atividade: Cuidados com a Saúde
Objetivo: Esclarecer aos alunos sobre o que devemos fazer para ter saúde e  uma melhor qualidade de vida.
Desenvolvimento: Os alunos em dupla utilizando o teclado do computador foram passando os slides preparados sobre os temas. A professora explicava e trocava experiências com os alunos sobre os temas:
  • O que fazer para ter saúde
  • A importância da água para o nosso organismo
  • A importância da atividade física
  • Como combater o sedentarismo
  • Os benefícios de uma alimentação adequada
  • Hábitos de higiene
  • A necessidade de incorporar horas lazer à nossas vidas.
Ao final da aula os alunos construíram frases sobre os temas trabalhados e essas frases foram registradas nos cadernos para em outro momento serem digitadas.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EJA- Pelo seu dia, Parabéns!!!!!!!!!!


Ao Mestre Com Carinho

Quero aprender sua lição
Que faz tão bem pra mim
E agradecer de coração
Por você ser assim

Legal ter você aqui
Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil
Mas se eu te pedir
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho

Foi com você que eu aprendi
A repartir tesouros
Foi com você que eu aprendi
A respeitar os outros

Legal ter você aqui
Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar

Pra mostrar pra você
Que eu não esqueço mais essa lição
Amigo eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho

Pra mostrar pra você
Que eu não esqueço mais essa lição
Amigo eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho 


Fonte:

EJA- Dia 15 de Outubro


Comemoramos no dia 15 de outubro, o Dia do Professor.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.

A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.


EJA - O que comemoramos no dia 12 de outubro?

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas:
 Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil
 O Dia das Crianças
 O Descobrimento da América
 Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Fonte: www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/diansra.shtml

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

EJA

Disciplina: Português
Série: V fase
Professora: Fânia
Programas utilizados: Internet  e BrOffice Processador de Texto
Atividade: Dígrafos
Objetivos: Levar os alunos a reconhecer e saber empregar corretamente os dígrafos.
Desenvolvimento: Através de textos explicativos sobre dígrafos foi feita uma revisão com os alunos. A segunda parte da aula foi feita a partir de exercícios de caça-palavras e exercícios de completar as sílabas com os dígrafos: lh, gu, rr, sc, ss, qu, nh, sç.

Adréia- EJA

Disciplina: Português
Série: I à IV fase
Professora: Claudia Sedano
Programas Utilizados: Internet, BrOffice Processador de Texto
Atividade: Supermercado ( Produção de Texto)
Objetivos: Ler e escrever nomes de produtos de uso comum que são vendidos nos supermercados.
Desenvolvimento: Foi montado um texto para ser completado com palavras  indicadas por imagens de produtos que os alunos utilizam no seu cotidiano. Os alunos com a ajuda da professora primeiramente leram o texto falando o nome das imagens, posteriormente eles foram completando em dupla o texto usando palavras e nomes das marcas dos produtos.